Vila Mariana

(11) 5571-1116

Rua Joaquim Távora, 652 - Vila Mariana
São Paulo-SP

Conteúdo

Estudos

 
Como Depender do Espirito Santo? 

O que nos impede de viver a palavra que acreditamos ser a verdade ,para termos uma vida marcada pela confiança,com poder cumprindo os propósitos de Deus?


Acontece que não damos o espaço que o Espirito Santo precisa ,para agir com liberdade sobre nós,por isso precisamos examinar o entendimento que temos a respeito do Espirito Santo e como nos relacionamos com Ele.
Vejamos o exemplo dos discípulos: Em (Jo 16: 5 a 16) v:7 "Mas eu ( Jesus) lhes afirmo que é para o bem de vocês que eu vou. Se eu não for, o Conselheiro não virá para vocês; mas se eu for, eu o enviarei". 2 coisas importantes: A partida de Cristo do povo para um relacionamento individual conosco através do Espirito Santo.


Depois da morte e ressurreição , Jesus andou com os discípulos por 40 dias e deu esta ordem: (At 1:4 e 5) " Certa ocasião, enquanto comia com eles, deu-lhes esta ordem: “Não saiam de Jerusalém, mas esperem pela promessa de meu Pai, da qual lhes falei.Pois João batizou com água, mas dentro de poucos dias vocês serão batizados com o Espírito Santo” , os discípulos deveriam permanecer em Jerusalém e esperar o Espírito Santo. Eles não tinham a menor ideia do que ou de quem deveriam esperar, nem mesmo como seria o aspecto do Conselheiro, mas confiaram em Jesus e esperaram.


Jesus morreu na Pascoa e andou 40 dias com os discípulos e subiu aos céus, e 10 dias depois teria em Jerusalém o festival judaico da colheita, que comemora a entrega dos Dez mandamentos no Monte Sinai cinquenta dias( Pentecostes) depois do Êxodo.Em (At 2: 1 a 13) "Chegando o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos num só lugar. De repente veio do céu um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados.E viram o que parecia línguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles.


Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava.
Havia em Jerusalém judeus, tementes a Deus, vindos de todas as nações do mundo. Ouvindo-se o som, ajuntou-se uma multidão que ficou perplexa, pois cada um os ouvia falar em sua própria língua.


Atônitos e maravilhados, eles perguntavam: “Acaso não são galileus todos estes homens que estão falando? Então, como os ouvimos, cada um de nós, em nossa própria língua materna? Partos, medos e elamitas; habitantes da Mesopotâmia, Judéia e Capadócia, do Ponto e da província da Ásia,Frígia e Panfília,Egito e das partes da Líbia próximas a Cirene;visitantes vindos de Roma, tanto judeus como convertidos ao judaísmo; cretenses e árabes. Nós os ouvimos declarar as maravilhas de Deus em nossa própria língua!”


Atônitos e perplexos, todos perguntavam uns aos outros: “Que significa isto?”
Alguns, todavia, zombavam deles e diziam: “Eles beberam vinho demais”.(ATÉ PARECE QUE BEBER DEMAIS FAZ A GENTE FALAR OUTROS IDIOMAS)
Vemos aqui o cumprimento da promessa, o poder do Espirito Santo é derramado como ninguém jamais vira ,fazendo uma tremenda diferença sobre aqueles que o receberam .
Apesar da igreja primitiva saber muito menos a respeito do Espirito Santo ,ela o conheceu de modo intimo e poderoso,a medida que que as pessoas permitiam que Ele operasse por intermédio delas.
Hoje conhecemos muito a respeito do Espirito Santo ( livros e mais livros) ,mas precisamos experimentar e nos entregar como os discípulos.

Mas hj quase não conseguimos diferenciar pelas atitudes e estilos de vida os cristãos dos não cristãos se é verdade que o Espirito Santo vive em nós e que nosso corpo é templo do Espirito Santo, não deveria haver uma tremenda diferença entre os que creem e os que não creem? ( Borboleta) Falamos que nascemos de novo para uma nova vida, mas os não cristãos não conseguem ver a diferença e começam a questionar nossa integridade e o nosso Deus ( Rm 2:24) "Pois, como está escrito: “O nome de Deus é blasfemado entre os gentios( não cristãos) por causa de vocês”. Somos obcecados pela individualidade, vivemos criamos filhos, governamos e morremos quase como se Deus não existisse, mas não precisamos mais viver rastejando porque temos condições de voar.

Barreiras que impedem a ação do Espirito Santo sobre nós, nos nossos relacionamentos e na busca da nossa vocação:

Medo
O espirito do medo tem um jeito próprio de influenciar o nosso processo do raciocínio,podendo até nos levar a adoção de valores que contrariam o cristianismo.
1- Medo de que teremos um eventual fracasso, o espirito do medo nos leva a fazer por menos e nos satisfazemos com menos ,ficamos com medo de pedir mais ou esperar por mais, a ponto de nos convencer de que nao precisamos mais.Começamos a evitar nosso relacionamento com o Espirito por causa do medo de que Ele não faça o que esperamos dele.
2- Medo do que Ele peça alguma coisa difícil ou indesejável,entregar coisas que gostamos.
3- Medo de abrir mão do controle da nossa vida.
- Seria mais ou menos assim: Entramos no carro e vamos pela estrada da nossa vida, avistamos Jesus na estrada e o convidamos para entrar, Ela se assenta no banco de traz e vamos conversando e dizendo: Se tiver um guarda escondido me avisa, olha não deixa eu bater o carro, me mostra onde esta o radar para eu diminuir a velocidade.Outros deixam Jesus sentar no banco da frente, afinal tem mais intimidade, mas pede as mesmas coisas que o primeiro. Mas poucas pessoas deixam Jesus entrar e sentar no seu lugar de motorista e dizem " Jesus toma a direção e me leva pela estrada da vida". A pergunta que devemos nos fazer é :Será que queremos guiar o Espirito ou ser guiado por Ele?
- Adicionamos Jesus a nossa vida para que Ele nos siga aonde quer que andemos e não seguir a Jesus como Mestre para nos orientar.O Deus do Universo não é algo para nos acompanhar, Jesus não morreu para nos seguir mas morreu e ressuscitou para que o seguíssemos até a cruz.(Mt 10: 38) " E quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim". ou, "E quem não assumir a posição de criminoso condenado e não me segue,não merece ser meu).
4- Enquanto estivermos debaixo do domínio do espirito de medo seremos limitados,não atingiremos o foco certo (ICo 12:7) "A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito, visando ao bem comum", ou seja o que está em vista é o bem comum e não a vantagem ou a auto exaltação nos relacionamentos é que acontecem milagres,qd demonstramos fidelidade e servimos uns aos outros.
5- Mas aqueles que estão debaixo do domínio de Cristo, podem experimentar a verdadeira libertação do medo, quando fizer uma entrega total da vida nas mãos de Deus.O Deus do Universo promete se responsabilizar totalmente por nós, nos alimentando,vestindo,abrigando e guardando os nossos corações de todo mal. (Sl 32:8) "Eu o instruirei e o ensinarei , no caminho que você deve seguir;eu o aconselharei e cuidarei de você".
6- Jesus deu o exemplo desse tipo de entrega :(Lc 23:46) "Já era quase meio-dia, e trevas cobriram toda a terra até as três horas da tarde;o sol deixara de brilhar. E o véu do santuário rasgou-se ao meio.Jesus bradou em alta voz: “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito”. Tendo dito isso, expirou". Ele estava dizendo;" Pai estou convencido de que o Senhor não irá defraudar a minha confiança, mas cumprirá fielmente a sua palavra no sentido de guardar-me porque o Senhor pode e quer faze-lo.
7- A entrega deve ser uma renuncia livre e desejada , como um cheque em branco deixando o Senhor preenche-lo todo.Tal entrega é por natureza um trabalho diário e continuo.Não pode ser feita uma vez somente.

Comodismo: (casulo) Enfermidade do sec XXI
1- Um dos sintomas dentro da igreja é ouvir pessoas dizerem : "Não sei qual é vontade de Deus para a minha vida", ficam esperando esta vontade um dia ser revelada, isso faz parte da passividade, porque o medo de se lançar e errar é tão grande que muitas vezes culmina com uma paralisia. Um segredo : Deus nunca prometeu revelar esses propósitos de uma vez e antecipadamente, exatamente para que nós mantivéssemos uma sintonia com o Espirito Santo (Gal 5:16 e 17). "Por isso digo: Vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne (comodismo).Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito(obras); e o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam". A carne quer ficar no conforto mas o espirito quer fazer a obra.
2- Para não sair da zona de conforto ficam batendo papos espirituais , filosofando sobre o que Deus planejou para nós ,há pessoas que super se alimentam com sermoes, estudos bíblicos, leituras devocionais, programas evangélicos de radio ou TV, vigílias no monte etc, mas não dividem com ninguém, não evangelizam, não são vasos nas mãos de Deus,não permitem a ação do Espirito Santo sobre elas, para influenciar outras pessoas com as suas ações , são ovelhas gordas.
3- O comodismo faz você querer apenas uma pequena porção de Jesus para espiritualizar sua vida ou um pouco de Deus para não ir para o inferno, está perdendo a plenitude da vida para o qual fomos criados.
Se você acha que abrir mão de tudo para ter uma vida de atitude radical ,é assustadora ,acredite andar nos dias de hoje sem orientação do Espirito Santo é muito mais assustador ainda.
4- É muito mais comodo trocar a vida no evangelho da graça pela confiança em qualquer sistema que funcione bem, me mantendo no comodismo, difícil é depender do sustento e direção do Espirito Santo.Precisamos viver da ação e reação. A ação de Deus e a nossa reação-resposta são necessárias para que este relacionamento funcione,é Deus quem age em nós e nós tb temos que reagir,e é o ESPIRITO que nos capacita a agir.(Fp 2:12 e 13) "Assim, meus amados, como sempre vocês obedeceram, não apenas na minha presença, porém muito mais agora na minha ausência, ponham em ação a salvação de vocês com temor e tremor,pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele".
5-O comodismo ou a procrastinação nos levam a fazer pouco caso da obra do Senhor, não querem mais orar, jejuar, evangelizar, não tem mais tempo para a leitura da palavra, participar do culto, vão vivendo tendo "Status de Crente" mas praticando muito pouco a sua fé. Deus é tolerado desde que não ameasse ou critique os objetivos de conseguir boa vida e bem estar, permitindo com isso que muitos problemas espirituais acometem certas pessoas porque elas não separam tempo para se alimentar espiritualmente.


Conclusão
Deus usou homens e mulheres de forma sobrenatural ao longo da historia da humanidade e todos eram passiveis de lutas como nós ,precisamos nos lembrar que estaremos orando para o mesmo Deus de Elias, Moisés,Daniel, Ester, Débora, Pedro , Paulo,etc.Eles não tinham nenhum vantagem sobre nós em termos espirituais.
Mas a diferença está em que eles não tiveram medo ,mas tiveram coragem de obedecer a Deus.
Não se acomodaram, e buscavam tempo para orar com fervor experimentando o poder de Deus de um modo tão profundo.

A vida deles fez diferença no tempo em que viveram .
( IICo 4:7 -11) "Mas temos esse tesouro (o conhecimento de Cristo através do espirito Santo) em vasos de barro ( nossos corpos), para mostrar que este poder que a tudo excede provém de Deus, e não de nós. De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados; somos perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos.Trazemos sempre em nosso corpo o morrer de Jesus, para que a vida de Jesus também seja revelada em nosso corpo".

Vila Mariana

(11) 5571-1116
Rua Joaquim Távora, 652 - Vila Mariana
São Paulo-SP