Vila Mariana

(11) 5571-1116

Rua Joaquim Távora, 652 - Vila Mariana
São Paulo-SP

Conteúdo

Estudos

 
Perseverança em Meio as Provas e Tentações 

Tiago não tem uma sequencia de pensamentos que seja clara e sistemática. Ele prefere passar de um tópico para outro ligando os assuntos com um jogo de palavras a fim de efetuar a transição. Tiago trabalha com assuntos que poderiam ameaçar a integridade da fé de seus leitores. Ele se preocupa no sentido de que aqueles crentes avancem em direção a uma fé madura e estável e para conseguirem isso eles precisam manter uma atitude cristã diante de pedras de tropeço em potencial.

Alegria nas provações
A palavra traduzida por provações (peirasmos) tem 2 significados básicos no NT.
Ela pode se referir a atração interna ao pecado conforme 1 Tim 6-9 ora os que querem ficar ricos caem em tentação e cilada e em muitas concupiscências isensatas e perniciosas as quais afogam os homens na ruína e perdição.
Em outros casos ela se aplica a aflições externas. No presente texto o uso de passardes favorecem bastante o segundo sifnificado.
Devemos pensar tanto nas dificuldades comuns a todas as pessoas bem como em adversidades especificas que os cristãos precisam enfrentar, como resultado da fe que possuem. Assim as doenças, dificuldades financeiras, desempregos, injustiças etc. quaisquer que sejam elas devem ser consideradas pelos cristãos como uma ocasião para regozijo.

Provavelmente o significado pretendido por Tiago o sofrimento é o meio através do qual a fé testada no fogo da adversidade pode ser purificada e entao fortalecida. Dessa forma a ideia não é a determinação se a pessoa tem ou não fé. Mas elas fortalecem a fé que já existe.

A perseverança é o objetivo deste processo de teste. Firmeza, força estável, persistência heroica, que deve ser exercitada pelos cristãos diante das pessoas.
O cristão deve reagir com alegria as provações porque ele sabe que elas operam para produzir uma fé mais profunda mais forte e mais segura.

As provações devem produzir em nós uma ação completa, frutos completos e apropriados. Ou Cristãos maduros

O Contrario é imaturidade que gera Murmuração, Desanimos e causam Desistencia Mat. 13-1/8 e 18 a 23.

Na sequencia do texto vem o pedido de sabedoria (Sofia)
O que é sabedoria Agir de maneira acertada
Fazer certo na hora certa
Ser educado e gentil com as pessoas
Tratar o outro como gostaria de ser tratado.
Logo a falta de sabedoria é o contrario.
Quantos maridos na hora de elogiar faz uma critica e mata a oportunidade da esposa poder melhorar em muitas atitudes.
Esposas que por causa de um detalhe não presta atenção na intenção, ou na forma que o marido quer melhorar e desperdiçam oportunidades valiosas para valorizar e melhorar o relacionamento.

A sabedoria produz um caráter piedoso e maduro naquele que a possui.
Pv 8-35 aquele que encontra a sabedoria acha a vida e alcança o favor do Senhor.
Por isso Tiago utilizando a palavra de Jesus que diz pedi e darse-vo a buscais e achareis, batei e abrir-se vos a diz: Pedi Sabedoria.

Mas peça com fé não duvidando pois a pessoa dividida não recebe nada do Senhor. Ela é Comparada a onda do mar agitada e incostante.
Pessoa de Animo dobre alma dividida. O contrario de Deuter 6-5 Amaras ao Sr teu Deus de todo seu coração de toda sua alma e de todo seu entendimento.

Provações e Tentações mas agora Tiago fala com novo Enfoque.
Tentações as varias dificuldades enfrentadas por nós no mundo podem produzir perfeição crescimento espiritual. Contudo elas podem causar um efeito nocivo se forem encaradas com a atitude errada. Tiago delcara que uma dessas atitudes é a de culpar a Deus pelo desejo do pecado.
A tendência de culpar a Deus é a mesma de se desculpar da queda diante do fracasso. Deus não tenta a ninguém porque não pode ser tentado. Não faz parte de seu caráter a tentação.
A tentação acontece de dentro para fora. A pessoa vê algo, logo desencadeia dentro do individuo o desejo de ter, fazer, possuir etc.
Ex Jogador Casagrande. Qual o risco de nova queda nas drogas. Eu dimenciono o Risco não vou ao banheiro em restaurante.

De novo vem perseverança como resultado da prova, encaminhando para uma benção ao que alcançar a vitoria. Assim como um atleta suporta pressão do esforço físico a fim de obter um nível mais alto de resistência física para vencer a prova, assim também o cristão deve suportar as provações da vida para que obtenha uma resistência espiritual que leve a perfeição, a maturidade.

E agora aparece um novo ingrediente aqui a de Ser Aprovado.

Procura apresentar-te a Deus aprovado como obreiro que não tem de que se envergonhar e que maneja bem a Palavra da Verdade 2 Tim 2-15
Quando se fala em Aprovação nos lembramos de nossos tempos de escola, prova, nota 7 pra passar, tensão para saber o resultado. Outra prova é Seleção para busca do primeiro emprego, do 2º. Emprego.
Ou seja a base que tenho para suportar as novas atividades ou ações que vão acontecer daqui para frente.

A Provação também é comparado ao alicerce. O crescimento se fundamenta numa base que ninguém pode ver porque esta enterrada. Esta é uma importante lei da edificação.
Quando pensamos em alicerce entendemos que é necessário ter profundidade correta para cada tipo de construção. Isso é similar ao trabalho de Deus em nossas vidas. Sem o alicerce tudo que estamos construindo fica comprometido.
Deus é capaz de avaliar a intenção de cada esforço praticado. Logo não vê como o homem vê, pois o homem vê o que esta diante dos olhos, porém o Sr olha para o coração I Sam 16-7
Deus não comete o erro que o profeta Samuel estava cometendo, jamais. Logo uma construção sem alicerce, vai desabar. É uma questão de tempo.
Sempre que uma construção desaba muitos morrem ou se machucam.
Assim quando não somos aprovados, naquilo que Deus esta nos tratando, e vamos nos aventurar a desenvolver um ministério baseado em motivações doentias, vamos causar prejuízos no ministério, morte de uns, machucaduras de outros. Isso é preocupante.

Vamos passar os olhos sobre a Biblia para verificar se isso que estamos falando aconteceu?
Moises foi tratado por Deus antes de sua missão? José carência é a palavra de ordem. A benção do Sr aos que são os mais provados não se compara.
Jacó foi tratado por Deus, foi quebrado sua altivez e destruído toda sua esperteza, para que se tornasse Israel ? príncipe.
Paulo o apostolo? Pedro?

Somos obras da mão de Deus, estamos em construção, somos o templo que o Esp. Santo esta edificando.

A questão básica é o que temos de fazer para sermos aprovados diante de Deus? Já parou para pensar sobre o assunto?
Obedecer, andar em Santidade, viver por fé, termos paz com todos? Tudo isso e também....

Veja que Tiago fala muito da questão da língua. Verdadeira religião v. 27 A religião pura e sem macula para com nosso Deus e Pai é esta, visitar os orfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar ser incontaminado do mundo.
Porém o v 26 diz: se alguem supõe ser religioso, deixando de refrear a língua, antes enganando o próprio coração a sua religião é vã.
Não vamos falar de maledicencia, vou dar outro enfoque.

Quantas vezes fazemos votos a Deus e não cumprimos. Votos de que Eu vou Crer, vou esperar em sua resposta, vou obedecer o chamado ministerial, vou ser fiel a ti com minhas finanças, vou ganhar muitas vidas para teu reino....Eis me aqui, conte comigo ....etc
Na primeira crise esquecemos tudo, da uma amnésia, uma dificuldade no ministério, eu vou desistir isso não é pra mim. Uma opinião diferente já desanimamos. Se algo fugir do controle já é motivo de parar com tudo.
E assim Vamos nos acomodando aos cultos dominicais, temos justificativas para: não estar em comunhão, não estar na oração, não visitar, não participar de grupos ....
Paulo quando diz, em todas estas coisas somos mais que vencedores, o que ele quer dizer? Que tudo que vem para nos testar, provar e precisamos ser aprovados.
Gostamos de declarar que somos mais que vencedores porém sem termos que lutar, sem passar nas provas.
Rm 8-35 quem nos separara do amor de Cristo? A tribulação ou a angustia ou a perseguição ou a fome ou a nudez, ou o perigo ou a espada?

Se vc esta passando por algumas dessas situaçoes então vc esta diante de uma tremenda oportunidade de não duvidar do amor de Deus e tornar-se um vencedor.
Quando estamos juntos muitos se mostram dispostos a tudo. Oram louvam, pregam e testemunham com ousadia. Porém quando sozinhos diante dos gigantes internos da ira, da impaciência com o cônjuge, da pornografia, das dividas, das oportunidades ilícitas, ...não conseguem se controlar encontrarm se desacreditados e vencidos.
Logo o que falamos ou cantamos, é necessário que cumprir para que nossas palavras não sejam Palavras sem valor

Como ser Aprovados
1-Trazer a luz o que esta em trevas, libertando-nos da hipocrisia orgulho, gerando humildade, transparência e coerência. As mascaras tem que cair e descobrirmos a satisfação libertadora que existe na transparência. Quanto mais tentarmos proteger nossas feridas e vergonhas, mais nos afastamos da verdade, da liberdade e da paz. A maior alegria do Aprovado é saber que ele não é auto suficiente. Ele depende inteiramente do Esp. Santo para se manter aprovado.
Muitas pessoas acreditam nas próprias mentiras mas Deus quer tratar com nossas derrotas para sermos vitoriosos. E isso ele não negocia.
Se andarmos na luz como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros e o sangue de Jesus nos purifica de todo o pecado. 1 Jo 1-7

2-Deixar o Esp. Santo gerar em nós o fruto do Espirito. Em especial o Dominio próprio. Gal 5-22

3-Agir Crucificando totalmente sua Vontade
Qdo falarem mal de vc, fale bem, ofendido, abençoe, trate o ódio e inimizades com perdão, avareza com generosidade,

4-Aprender a ser obedientes
A obediência acrescenta em nós a paciencia, pois Deus trabalha no tempo e com ele nada é instantâneo se tratando de caráter. É um processo.

Ex Caren Tem Boom escreveu o livro “O refugio Secreto” ela e sua família foram vitimas do nazismo nos campos de concentração. Seu pai e irmã morreram e ela foi preservada viva por um milagre especial de Deus. Ela teve uma palavra de Deus que ela iria visitar as nações testemunhando de tudo que aconteceu e como Deus fora com ela. Um Pr foi visita-la e o Esp Santo o constrangeu a levar uma mala de presente. Quando ela recebeu a mala entendeu que chegara a hora de ir para as nações. Ela machucada com tudo disse Senhor vou para qualquer lugar menos para a Alemanha. O Esp. Santo diz: vc vai começar pela Alemanha. Ela foi convidada a ir a Alemanha testemunhou sobre o campo nazista e em seguida um ex nazista se apresenta e pede perdão a ela por esta lá a ajudar a fazer todas aquelas atrocidades. Num instante o mundo parou para ela. Nesse momento o Esp. Santo lhe diz. Foi para isso que vc veio aqui. Em seguida ela recebeu o pedido de perdão e liberou o perdão e foi curada de todos os traumas que existiam em sua vida. Iniciou-se então seu ministério.
Ministério Vitorioso
o Kairoz de Deus em nossa vida somente começa quando somos aprovados. Antes disso é correria, canseira e enfado. Deixe Deus tratar vc senão nunca vc será aprovado

Sintomas de uma pessoa reprovada.
1-desconfiança generalizada. Não confia em ninguém. Gato escaldado tem medo de água fria. Todos representam aquelas pessoas que ela se decepcionou. A própria infidelidade é a principal raiz da desconfiança. Quando não somos fieis em alguma coisa a tendência é transferir isso para os outros. Vendo os outros como somos.
2-Desanimo crônico – uma pessoa reprovada vai entrando em uma serie de provas em sua vida. Vem o stress o cansaço. Perdemos totalmente o interesse com os perdidos....a apostasia se instala de uma forma passiva e sutil. Frequentam alguma igreja mas já desistiram de se comprometer.
3-Ressentimento – a pessoa não consegue ter uma genuína convicção da vontade e da direção divina. Ela só sabe o que ela não quer. Uma frase marcante fazer isso, falar com fulano ou ir a esse lugar jamais. Logo a voz de Deus se torna ela própria.
4-Sempre quer fugir – a tendência é buscar alivio e conforto em outro lugar. Mas não adianta e questão de tempo. Isso é construir a casa sobre a areia ir para outro ministério e começar algo para sua auto estima melhorar. Pessoas que vão passando de igreja em igreja. GRANDE SERA SUA QUEDA
5-Ingratidão e Critica- a ingratidão é termômetro que mede nossa saúde espiritual. Quando nao existe gratidão, estamos doentes. Por outro lado a gratidão é um dos maiores segredos da prosperidade. O inverso é Ingratidão.
6-Isolamento ou Vangloria – a combinação disso é um alto potencial para afastar as pessoas e destruir a comunhão. São opostos que consolidam o fracasso espiritual. O que sustenta esses comprtamentos mentirosos é a vergonha moral e o orgulho. A maneira de disfarçar a reprovação é através da vangloria, a pessoa passa a se auto afirmar em busca de reconhecimento.

Quando olhamos muitas vezes para nossa vida, pode ser que vc fique Envergonhado por não estar aprovado, mas temos uma boa proposta a vc.
O principio de colher o que semeia nos deixa muitas vezes no vale ou no fundo do poço. Ezequiel 3-22
Quando se esta num vale ou no fundo do poço o único lugar que se tem vista é para cima.
E somente olhar para cima, olhar para Jesus. nos faz sair do vale e descansar em águas tranquilas com o nosso Pastor e Mestre Jesus.

Vila Mariana 14/04/13

 

 

Vila Mariana

(11) 5571-1116
Rua Joaquim Távora, 652 - Vila Mariana
São Paulo-SP